Menu

II BitConf

II BitConf

Nos dias 31 de outubro e 1 de novembro aconteceu, em São Paulo, a II Conferência Brasileira sobre Bitcoin e criptomoedas. A conferência ocorreu na unidade da Barra Funda da Faculdade Impacta, que foi a principal patrocinadora do evento, e foi transmitida também pela internet, com o apoio fundamental da CoinBR, a maior empresa de mineração brasileira e da FoxBit, nova exchange que deve entrar em operação ainda em novembro.

Também patrocinaram a realização da II BitConf as exchanges Basebit, Bitcoin to You, Mercado Bitcoin, UseCryptos e Coinverse e teve ainda o apoio dos sites BitcoinNews, Vida de Programador, Nerdices e Associação Software Livre de SC.

O primeiro dia

A conferência estava programada para iniciar às 14 horas do dia 31. Entretanto, ocorreu uma queda de energia no bairro, o que ocasionou um atraso de duas horas para dar início. Finalmente, com a energia reestabelecida, foi rapidamente aberta e iniciada com a primeira apresentação prevista, do membro da comunidade Bitcoin BR Fabio Wolarski. Fabio é conhecido na comunidade como “Mãe Diná”, por ter acertado várias previsões sobre altas e baixas do Bitcoin. Falou sobre a análise técnica de gráficos.

Fabio Wolarski

Depois da palestra de Fabio, foi a vez de Marcos Carvalho, do Mercado Bitcoin, apresentar o Projeto Stellar, iniciativa de diversas empresas dos EUA e Europa, e que conta também com a participação do Mercado Bitcoin.

Em seguida, Safiri Felix, da Coinverse, falou sobre Bitcoin Banking – a porta de entrada para as moedas digitais. A Coinverse trouxe para o Brasil um ATM (caixa eletrônico) que funciona para a compra e venda de Bitcoin. Safiri compartilhou como tem sido esta experiência.

Safiri Felix

O primeiro dia encerrou com a realização do debate Bitcoin: nova economia e novas oportunidades de negócios. Participaram deste debate Andre Horta (Bitcoin to You), Safiri Felix (Coinverse), Flavio Pripas (Bitinvest), Gabriel Rhama (TinyPay) e Allex Ferreira (o Barão do Bitcoin rsrs).

Bitcoin: nova economia e novas oportunidades de negócios

O segundo dia

Iniciou-se o segundo dia da BitConf com a apresentação de Daniel Novy, da Basebit, que falou sobre se o Bitcoin é ou não uma bolha. A palestra de Daniel foi muito motivadora e esclarecedora. Se ele acha que é bolha ou não? Assista o vídeo da conferência rsrs

A palestra de Daniel foi até pouco mais de meio-dia, encerrando as atividades da manhã.

Daniel Novy

À tarde, um debate bastante aprofundado sobre o futuro do Bitcoin e das criptomoedas, que contou com a participação do professor da UnB Pedro Rezende, que tem um notável conhecimento da área de criptografia, de Fernando Ulrich, economista e autor do livro Bitcoin: a moeda na Era Digital e Rodrigo Batista, CEO do Mercado Bitcoin.

Qual o futuro do Bitcoin?

Finalizando a II BitConf, foi realizado um debate com o tema como fazer o Bitcoin crescer no Brasil. Participaram deste debate Daniel Novy, Safiri Felix e João Canhada (FoxBit).

canhada

Participaram da II BitConf cerca de 80 pessoas, de 8 estados brasileiros: RS, SC, PR, SP, RJ, MG, DF e ES.

Todas as palestras e debates estão online e podem ser vistos no site www.linkaovivo.tv/bitconf – gentileza da CoinBR e da FoxBit 🙂

Teremos uma III BitConf? Ainda é cedo para pensar, mas que ficou esse gostinho no ar, ah, isso ficou 🙂