Menu

Lançado na BitConf site para certificar e registrar arquivos digitais

3 Comments


arquivos

Durante a terceira edição da BitConf – conferência brasileira sobre Bitcoin – foi lançado, ao final da palestra de Edilson Osório Junior, o site http://originalmy.com – onde é possível realizar o registro de qualquer arquivo (textos, fotos, arte, pinturas, música, documentos, contratos, marcas, patentes, projetos, emails, ideias etc) e comprovar sua autenticidade.

Atualmente esse registro é trabalhoso, feito através de processos caros, lentos e burocráticos nos cartórios ou órgãos reguladores do governo. O site OriginalMy.com faz esse registro diretamente no Blockchain da rede Bitcoin, garantindo a anonimidade, privacidade e ainda fornecendo uma prova irrefutável, espalhada em diversas partes do planeta, que não pode ser alterada ou excluída por ninguém, sejam terceiros ou o próprio governo.

Edilson Osório Junior durante sua palestra na BitConf

Edilson Osório Junior durante sua palestra na BitConf

O documento é certificado através do algoritmo SHA256 que cria uma assinatura digital (identidade criptográfica) armazenada no Blockchain da rede Bitcoin. Isso é feito gerando uma transação especial que codifica o hash através do script OP_RETURN. Este é um script bitcoin opcode que marca a saída da transação.

Uma vez que a transação é confirmada, o documento é definitivamente certificado. É impossível certificar um documento inexistente e cada identidade criptográfica é única e exclusiva, não existindo a possibilidade de duplicidade ou falsificação.

O site é baseado no código de Manuel Araoz (@maraoz no Twitter)

Comente!

comentários

3 thoughts on “Lançado na BitConf site para certificar e registrar arquivos digitais”

  1. Genis disse:

    Olá!
    Este certificado é válido para o registro de ideias e patentes? quem garante este certificado?
    Tenho diversas ideias a registrar e algumas valem certo valor e qual a segurança real disto?

    1. Wladimir disse:

      Legalmente ainda não tem validade. Mas é um sistema seguro, os documentos ficam registrados na Blockchain da rede Bitcoin, e você pode provar a data em que foi feito o registro. Não tem como haver falsificação ou uma alteração posterior. Uma vez registrado na Blockchain, nada pode alterar isso. Por isso se afirma que é muito mais eficiente e confiável do que os cartórios, onde a garantia é dada apenas pela palavra, mediante carimbos e selos, do funcionário do cartório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *